Campanha Salarial 2022: Não houve avanço na terceira rodada de negociações

Destaque Últimas Notícias

Foi realizada ontem, 06, a terceira rodada da campanha salarial 202. Bancos). A oportunidade foi discutida conforme cláusulas: 14 – Dimensionamento do quadro de funcionários por unidade; 15 – Proibição da guarda das chaves e acionadores de alarmes; 16 – Certificação interna de conhecimento; e 17 – Monitoramento de resultados.
Durante a reunião o presidente da Federação dos Bancários de Goiás e Tocantins (FEEB-GO/TO) e do Sindicato dos Bancários de Goiás, Sergio Costa, falou sobre o dimensionamento do quadro de pessoas, “temos informações de bancos que para não interromper o atendimento estão programados para almoçar! Isso tem ocorrido com frequência por falta de funcionários na agência médica por diversos motivos, como licença por depressão, ansiedade de férias e outros. O banco tem que rever seu posicionamento e contratar mais bancos para melhorar o atendimento aos clientes e usuários do sistema financeiro”.
O presidente da CONTEC, Lourenço Prado destaca o descontentamento dos trabalhadores com a falta de reconhecimento pelo desempenho laboral, principalmente com a resistência dos bancos em não acatar a inclusão da cláusula 16. “A concorrência do mercado é grande, a tecnologia nos vulnerabiliza muitas vezes . É um problema grave, mas não podemos bater de frente com a realidade que acontece no mundo e no Brasil. Em nome do bom senso, da justiça pedimos que a Fenaban reavalie sua posição em relação à cláusula 16, pois entendemos ser muito importante para os trabalhadores”, durante solícita a reunião.
O negociador da Fenaban, Adauto Duarte, tentou o mesmo esforço do ambiente dos bancos em manter os recursos dos funcionários que mais de 60% das operações virtuais. Segundo ele, os bancos discordam das quatro cláusulas. “Pedimos que a mesa reflita considerando os dados que a Fenaban trouxe aqui hoje”, apelou.
“Estamos na terceira rodada de segurança e desde a primeira os bancos já alegam. É de muita importância a participação de todos os bancários(as) neste processo negocial, só com união e muita conseguiremos podermos e nossas propostas lutarem. Faço aqui o chamamento da categoria bancária para intensificar a pressão sobre os bancos. Acompanhe as redes sociais do Sindicato, compartilhe e interaja com as publicações e as ações de mobilizações realizadas em nossos meios de comunicação. Vamos mostrar aos banqueiros nossa força na internet! Somos uma categoria unida e estamos engajados na defesa dos nossos direitos”. Conclama o presidente do Sindicato dos Bancários de Goiás, Sergio Costa. Pelo SEEB-GO, além do presidente, participou da reunião dos diretores, Nilda Alves Alfredo Pádua.
Como não houve consenso, os quatro temas seguem em debate na mesa de negociação. A próxima reunião da CEBNN/Contec e a Fenaban acontece no dia 22 (sexta-feira) também de forma virtual. A agenda no dia também de forma28 de outra virtual10h.