EMPRESAS VÃO TER DE COMBATER DEPRESSÃO ENTRE OS EMPREGADOS

Últimas Notícias

Incluído no rol dos principais motivos de afastamentos do trabalho, problemas relacionados à saúde mental – como ansiedade, depressão e burnout – devem ter atenção especial por parte de empresas.

Agora, elas vão ter de adotar medidas para prevenção dessas doenças, como limitação de cobrança excessivas e de metas inatingíveis.

A Norma Regulamentadora Nº 1 (NR-1), criada na década de 1970, exige que empresas elaborem documentos de identificação e gestão de riscos à disposição para fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A partir de 26 de maio, o texto passa a incluir a obrigatoriedade de gerenciamento de riscos psicossociais.

A advogada trabalhista Alice Cardoso explicou que, na prática, as empresas deverão constituir um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) para identificar fatores que afetam a saúde mental dos trabalhadores.

“Entre os fatores, estão cobranças excessivas, metas inatingíveis e condições inadequadas. Além disso, devem adotar medidas para mitigar esses riscos, através de políticas contra o assédio, apoio psicológico, incentivo ao bem-estar e treinamento para lideranças”.

Fonte: Tribuna online