TRANSAÇÕES COM CARTÃO DE CRÉDITO E DÉBITO EM LOTÉRICAS CRESCEM NO BRASIL

Últimas Notícias

Desde o final de 2023, consumidores brasileiros podem pagar boletos, contas e até fazer apostas nas lotéricas utilizando cartões de débito e crédito da Visa, Mastercard e Elo, por meio de uma parceria entre a Caixa, a Fiserv e as bandeiras. A facilidade está disponível em mais de 12 mil lotéricas, espalhadas por mais de 5,3 mil cidades.

Segundo Matheus Sinibaldi, diretor de Rede Varejo e Adimplência da Caixa Econômica Federal, a aceitação desse meio de pagamento pelas lotéricas amplia a prestação de serviços à população em todas as regiões do país. “Isso reflete a estratégia do banco em atuar com centralidade no cliente, reforçando também a relevância do canal lotérico para a capilaridade da rede de atendimento do banco.”

Vale dizer que esse serviço é viabilizado pela “azulzinha”, a maquininha de pagamentos da Caixa. Para pagamentos no débito, há uma taxa de conveniência de 1,08%, enquanto no crédito o percentual fica em 2,95%. No entanto, clientes com cartões de débito da Caixa ou Banco do Nordeste estão isentos dessas taxas.

Crescimento das transações

Embora o serviço tenha sido lançado há pouco mais de um ano, o pagamento com cartão nas lotéricas está se tornando parte da rotina dos brasileiros. A Visa, por exemplo, ao comparar o uso de outubro e dezembro de 2023 com o mesmo período em 2024, observou um aumento de 60% no número de transações com a bandeira.

Marcos Marins, diretor executivo da Visa Brasil, destaca que o sucesso da iniciativa reflete a preferência dos consumidores por métodos digitais para despesas do dia a dia. “Os dados evidenciam a aderência dos consumidores de maneira rápida e mostram uma queda no ticket médio das transações, reforçando o uso do cartão para pagamentos corriqueiros”, explica.

Entre as cidades com casas lotéricas no Brasil, a análise da Visa ainda mostrou que o maior número de transações está em São Paulo. Em seguida, estão cidades como Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Joinville, Bauru, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Londrina, Limeira, Salvador e Campinas.

Para a diretora de Negócios da Fiserv Brasil, Elisandra Araujo, o pagamento com o cartão em lotéricas contribui para democratizar o acesso aos pagamentos digitais, reduzindo o uso de dinheiro físico e oferecendo novas formas de controle financeiro.

“O crescimento das transações é a tradução de um impacto positivo desse trabalho conjunto, posicionando o Brasil como referência em um mercado sólido e inovador.”

Fonte: Infomoney