A Comissão de Organização dos Empregados (COE) Bradesco/CONTEC realizou reunião virtual com representantes da área de Relações Sindicais do Bradesco, na manhã de ontem, 28. Estiveram presentes na reunião representando a FEEB-GO/TO, Sergio Costa (presidente da instituição) e Silvio Oliveira (Presidente do Sindicato dos Bancários de Itumbiara – GO), também participaram Ruy Ramos, presidente do Sindicato dos Bancários do Tocantins e Jacira Carvalho, Diretora do Sindicato dos Bancários de Goiás dentre outras lideranças sindicais.
A reunião teve início com uma apresentação institucional do Bradesco sobre sua política de diversidade e inclusão. A exposição destacou os cinco pilares da estratégia de diversidade do banco: Gênero, Raça, Pessoa com Deficiência, LGBTQIAPN+ e Gerações. Foram apresentados dados, políticas internas, ações afirmativas e a estrutura dos grupos de afinidade, incluindo iniciativas como mentorias, treinamentos antidiscriminatórios e programas de aceleração de carreira.
Além do plano apresentado pelo banco sobre sua política de diversidade, também foi debatido outros temas relevantes à categoria bancária, destacamos dentre eles a situação da saúde mental dos bancários. A pressão por metas, a vigilância constante, a sobrecarga de tarefas e a desvalorização funcional têm adoecido os trabalhadores. Com relação ao Saúde Bradesco, o movimento sindical explanou as dificuldades vivenciadas pelos funcionários, principalmente no interior dos estados.
O uso do Whatsapp corporativo vinculado ao computador, também foi outro tema debatido na reunião. As representantes do banco ficaram de levar esta proposta ao setor responsável para análise.
Foi solicitado formalmente o agendamento de uma nova reunião para debater o programa Supera e o PRB, com a presença de dirigentes de todo o país, dada a gravidade dos relatos dos funcionários quanto a perca de valores neste programa.