GOLPES POR TELEFONE: 3 DOS 10 MAIORES BANCOS DIZEM QUE VÃO ADERIR A SISTEMA CONTRA CHAMADAS DESCONHECIDAS

Últimas Notícias

Dos 10 maiores bancos do país em número de clientes, Bradesco, Santander e Banco do Brasil afirmaram ao g1 que vão aderir ao Origem Verificada.

É o sistema lançado recentemente pelo Anatel junto com operadoras de telefonia, para combater as “robocalls” (chamadas que caem logo que alguém atende) e golpes por telefone.

Muitos desses golpes envolvem ligações em que o criminoso tenta se passar por funcionário da central de um banco, avisando sobre uma suposta compra ou PIX agendado, que a vítima desconhece. É o chamado golpe do ‘”0800′”.

O Origem Verificada identifica a empresa que está ligando, mesmo sem o número estar salvo nos contatos de quem recebe a chamada. Isso, segundo a Anatel, reduz o risco de fraudes como o “golpe do 0800”.

Boa parte dos celulares é compatível total ou parcialmente com o Origem Verificada (saiba mais).

O serviço é gratuito para o consumidor, e não requer a instalação de nenhum aplicativo, mas é preciso que as empresas que fazem ligações contratem a ferramenta, junto às operadoras.

Apesar de confirmarem que vão aderir ao Origem Verificada, Bradesco, Santander e Banco do Brasil ainda não informaram quando irão implementar o sistema.

Nubank, Caixa Econômica Federal, Itaú e Mercado Pago responderam que ainda avaliam a adoção. PicPay, PagSeguro e Banco Inter não informaram se estão analisando ou se vão aderir.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) disse que não acompanha quais instituições já adotaram o Origem Verificada e que a adesão é uma decisão individual de cada banco.

A lista dos 10 maiores bancos (veja abaixo)foi feita com base em dados divulgados pelo Banco Central referentes ao 1º trimestre de 2025.

Fonte:  G1