BC AUTORIZA MUDANÇA DE CONTROLE SOCIETÁRIO DO SAFRA, APÓS SAÍDA DE ESTHER SAFRA DO NEGÓCIO

Últimas Notícias

O Banco Central autorizou a reorganização do controle societário do Banco Safra. Após a saída de Esther Safra do negócio, o controle do banco e de suas controladas se concentra em David Joseph Safra, Jacob Joseph Safra e Vicky Safra.

A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 4, e é assinada pelo diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC, Renato Gomes. A decisão data de 8 de maio e tem validade desde 11 de julho.

No fim de janeiro, o Safra informou que Jacob e David haviam comprado a participação da irmã Esther no grupo. Segundo a nota, tratou-se de um “processo natural”, “alinhado” com a família e com a visão de longo prazo da instituição. “A atuação de Esther sempre refletiu seu compromisso com a excelência e seriedade do grupo”, disse o grupo, em nota.

“Tomei essa decisão com harmonia. Sei que, sob a liderança deles, o Grupo Safra continuará se fortalecendo”, disse Esther, também em nota.

O controle do Safra já havia tido uma mudança com a saída, oficializada em meados do ano passado, de Alberto Safra, também filho de Joseph (o fundador do banco, falecido em 2020) e Vicky Safra. Esther, que vendeu sua participação, não participava da gestão do banco – que está nas mãos de David e Jacob.

O Safra é um dos maiores bancos brasileiros – no ano passado, estava na nona posição do ranking por ativos totais, com R$ 316,85 bilhões. O lucro em 2024 foi de R$ 3,4 bilhões, A instituição terminou o ano com 8.843 empregados e 211 unidades, entre agências e postos de atendimento.

A mudança no controle societário atinge o Banco J. Safra; Safra Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários; Safra Asset; Banco Alfa; Financeira Alfa; Safra Leasing Arrendamento Mercantil; Alfa Arrendamento Mercantil; Banco Alfa de Investimento; Alfa Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários; e Safra Crédito Financiamento e Investimento.

Fonte: Estadão