RECORDE: QUASE 72 MILHÕES DE BRASILEIROS ESTÃO INADIMPLENTES

Últimas Notícias

43% dos adultos brasileiros estão inadimplentes. O maior índice desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2015.

Amanda da Silva Avelar, dona de casa, está sem emprego há quatro anos e até o básico ficou difícil de pagar.

“Luz e as despesas, mercado está um absurdo, ainda mais com uma criança. Somos 4 com meu filho. Meu esposo que trabalha”.

A família entrou no ciclo do endividamento, e não foi só ela. Mais de 43% da população adulta do país estão inadimplentes, com boletos já vencidos. São quase 72 milhões de pessoas. O maior patamar desde que essa pesquisa começou a ser feita, em 2015.

Os dados fazem parte do Indicador de Inadimplência de Pessoas Físicas, da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil.

Além de o número de inadimplentes ter aumentado, aumentou também o tempo que as pessoas permanecem com as contas atrasadas. Os pagamentos com atraso de 3 a 4 anos cresceram quase 40% em 12 meses.

“A gente tem uma taxa de juros que ficou num patamar muito alto. A gente teve uma inflação muito alta, especialmente nos itens de alimentos, e que está um pouco mais controlada agora, mas os preços dos produtos ficaram num patamar elevado e as famílias têm tido menos espaço para outras compras ou para poder quitar dívidas que já estavam feitas antes”, comenta Merula Borges, especialista em finanças da CNDL.

Fonte: G1