ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO GEROU MAIS DA METADE DAS DEMISSÕES EM 2024

Últimas Notícias

No ano de 2024, uma análise realizada pelo 6º Observatório de Carreiras e Mercado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR Carreiras) revelou que metade das demissões ocorreram devido a fatores comportamentais. Este dado destaca a importância crescente das habilidades interpessoais e comportamentais no ambiente de trabalho. Neste contexto, compreender como o comportamento pessoal impacta as trajetórias profissionais tornou-se fundamental.
As habilidades técnicas, embora essenciais, não são mais as únicas determinantes para a permanência de um profissional em uma organização. Soft skills, como comunicação eficaz, empatia e trabalho em equipe, ganharam destaque. Muitas empresas agora valorizam a capacidade de um indivíduo de se integrar e colaborar bem com outros, além de seu conhecimento técnico. A crescente aceleração no ritmo de vida e, especialmente, nas mudanças dentro das indústrias, também aponta para a necessidade de adaptabilidade e resiliência.

Por que questões de comportamento lideram as causas de demissão?

Várias razões podem explicar esse aumento de demissões por questões comportamentais. Primeiramente, com o aumento do trabalho remoto e híbrido, a comunicação clara e eficiente tornou-se ainda mais crítica. A falta de habilidades de comunicação pode facilmente levar a mal-entendidos e conflitos, afetando a dinâmica da equipe. Além disso, a capacidade de trabalhar de forma independente e gerenciar o tempo com eficácia é fundamental em tais ambientes, e a ausência dessas capacidades pode resultar em questões de desempenho.
SaaS (Software as a Service), tecnologia liderante, requer habilidades específicas que muitas vezes vão além das qualificações técnicas tradicionais. Funcionários que não conseguem adaptar-se a atualizações frequentes ou trabalhar colaborativamente em equipes de desenvolvimento podem encontrar dificuldades em ambientes que priorizam inovação e flexibilidade.

Fonte: O antagonista