Foi realizada, na última sexta-feira, 16, no Sindicato dos Bancários de Goiás, reunião entre sindicatos filiados a FEEB-GO/TO e os representantes do banco Itaú, Romualdo Garbos (Especialista Relações Sindicais), Marina Madeira (Superintendente de Relações Sindicais) e Carlos Aberto (Gerente de Conciliação Extrajudicial), objetivando formalizar Acordo Coletivo de Trabalho específico para os bancários das Agências digitais em Goiás.
Principais pontos do acordo:
• O relacionamento com o cliente, simultâneo com o computador e telefone, não deve ultrapassar a metade da jornada de trabalho;
• Equipamentos ergonômicos para a realização do trabalho conforme NR17;
• Layout não poderá ser de uma central de atendimento
• Acesso dos representantes sindicais nos locais de trabalho para fiscalização das normas trabalhistas e do cumprimento do acordo, realização do trabalho de sindicalização etc.
Sergio Costa, presidente do SEEB-Goiás, salientou que o cuidado com relação a saúde desses bancários deve ser o ponto principal a ser resguardado neste acordo. “É do conhecimento de todos o aumento de doenças psicológicas provocadas pelo trabalho. No meio bancário a pressão por metas, assédios tem adoecido vários colegas por isso nossa preocupação em realizar um acordo que garanta os direitos e resguarde a saúde dos bancários nessa modalidade de trabalho.”
De acordo com representantes do banco, as agências digitais por enquanto não serão implementadas no interior do Estado de Goiás e no Estado do Tocantins, apenas na capital goiana. Porém, os bancários atenderão nesta modalidade clientes de todo os estados do país. Além de dirigentes sindicais do SEEB-Goiás, participaram da reunião o presidente do Sindicato dos Bancários do Tocantins, Rui Ramos; presidente do Sindicato dos Bancários de Anápolis, Odilar Barreto; presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Verde, Moisés Rosa; presidente do Sindicato dos Bancários de Itumbiara, Sílvio Oliveira; o presidente do Sindicato dos Bancários de Jataí, Ademar Martins; e o presidente do Sindicato dos Bancários de Goiás, Sergio Costa.
CLIQUE AQUI e veja o informativo em pdf