GOLPE USA FOTOS DE IDOSOS NA RUA PARA FRAUDES BANCÁRIAS

Últimas Notícias

Um novo golpe aparentemente despretensioso tira o sono de muitos idosos pelo Brasil. Pessoas mais velhas são abordadas recorrentemente na rua para tirar o que aparentam ser simples fotos com estranhos. O que elas não sabem é que essas fotografias são usadas para burlar sistemas de reconhecimento facial e aplicar fraudes de empréstimos.

Foi isso o que aconteceu com Célia Moreno, uma aposentada abordada na rua para tirar uma foto com duas pessoas. Ao Jornal Nacional, ela conta que pensou se tratar de uma selfie, mas os elementos solicitaram que ela ficasse séria e sem os óculos. Nesse processo, Célia foi fotografada inúmeras vezes.

“Ela [a golpista] só falava: ‘Não está indo, não está dando, não foi, não foi’. Eu nem… Tirou umas dez fotos”, explicou a aposentada. Em troca das fotos, ela receberia uma cesta básica, mas para isso ainda precisou mostrar seus documentos, que também acabaram fotografados pelos criminosos.

Um mês depois, a surpresa chegou. Os golpistas começaram a descontar R$ 600 de seu salário, que ocorre por conta de um falso empréstimo bancário que Célia sofreu.

Por que golpistas estão fotografando idosos?

As fotografias tiradas do rosto da aposentada e de muitos outros idosos, tem um objetivo claro: burlar sistemas de reconhecimento facial. Esses sistemas, usados em aplicativos como o Gov, Meu INSS, e instituições financeiras, funcionam como uma barreira de proteção para evitar fraudes.

Fonte: Tecmundo